Até 2020 a depressão será considerada a doença mais incapacitante do mundo, segundo a estimativa da Organização Mundial da Saúde. Por isso, saber diferenciar tristeza de depressão é fundamental para o diagnóstico precoce.

Infelizmente ainda há muito preconceito sobre o diagnóstico e tratamento da depressão, sendo muitas vezes encarada como “frescura”, “falta de vontade” ou, até mesmo, “falta de fé”. O reconhecimento de que depressão é uma doença e precisa ser tratada como tal é o primeiro passo para ajudar as pessoas acometidas por ela.

Vamos entender, então, a diferença entre tristeza e depressão:

A tristeza é um sentimento psíquico natural e passageiro correlacionado a algum evento pontual, como por exemplo mágoa, luto, separação, desemprego, que melhora com o passar do tempo e geralmente não prejudica as atividades do dia a dia.

Já na depressão, a razão pode não ser aparente e estar relacionada a vários fatores ou a nenhum específico; piora com o tempo e interfere em atividades importantes da rotina, pois ocorre a perda da capacidade de sentir vontade em realizar tarefas que antes eram prazerosas. Em casos mais graves, conduz ao isolamento social e pode levar ao suicídio.

O tratamento é feito com sessões de psicoterapia e, em muitos casos, com acompanhamento psiquiátrico para avaliação de um suporte medicamentoso. Ressalto que NUNCA deve ser feito o uso de medicamentos sem prescrição e supervisão de um médico.

Se precisar, não hesite em buscar ajuda e suporte de um profissional da área da saúde mental. Valorize a sua saúde emocional. Valorize a sua vida!

#psicoterapia #psicologia #saúdemental #setembroamarelo #prevençãosuicídio #valinhos #depressão #psicóloga