Segundo estudo de 2017 da Organização Mundial da Saúde, 264 milhões de pessoas no mundo foram diagnosticadas com transtorno de ansiedade, sendo o Brasil o país com maior taxa de pessoas com esse diagnóstico.

Mas é importante diferenciar o transtorno de ansiedade da ansiedade de natureza humana.

No dia a dia é comum as pessoas sentirem ansiedade por algum evento que se aproxima ou um possível diagnóstico de doença, e por aí vai… Essa apreensão é um sentimento desagradável inerente ao ser humano, suportável e passageira.

Quando o medo e a ansiedade são desproporcionais à situação vivenciada, interferindo na realização de atividades rotineiras e na qualidade de vida da pessoa, podemos então pensar em um diagnóstico de transtorno de ansiedade.

Existem alguns tipos de transtorno de ansiedade, como: Transtorno de Ansiedade Generalizada, Fobias Específicas, Transtorno de Ansiedade Social, Transtorno de Pânico, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, entre outros.

O tratamento psicológico é importante para auxiliar o paciente na diminuição do desconforto emocional e do prejuízo nas atividades corriqueiras decorrentes da ansiedade. Quando os sintomas são graves pode ser necessário o tratamento com medicamentos, sempre com a recomendação e acompanhamento de um médico psiquiatra.

Se você precisa de ajuda, procure um especialista da área da saúde mental.

#psicologia #psicoterapia #SaúdeMental #Valinhos #psicóloga

4 Comentários

  1. Ramon

    Individuos com transtornos de ansiedade em geral superestimam o perigo nas situacoes que temem ou evitam. O medo ou a ansiedade sao excessivos ou fora de proporcao. Voce ja conheceu alguma pessoa que nao viaja de aviao por que tem medo de acidente aereo? Esta sempre pensando que o aviao vai cair? Ja imagina inclusive a cena de luto ?

    Responder
    • Alê Pontes

      Ramon, realmente o sofrimento psíquico é grande e desgastante para quem tem transtorno de ansiedade. Por isso, é fundamental buscar ajuda de profissionais da área da saúde mental para a melhora na qualidade de vida e bem-estar. Obrigada pelo seu comentário 😉

      Responder
  2. Sebastian

    Os transtornos de ansiedade s o o tipo mais frequente de transtorno mental e atingem aproximadamente 15% dos adultos nos Estados Unidos. A ansiedade significativa pode persistir v rios anos e a pessoa com a ansiedade come a a acreditar que isso normal. Por essa e outras raz es, os transtornos de ansiedade muitas vezes n o s o diagnosticados ou tratados. A ang stia mental que ocorre imediatamente ou logo ap s vivenciar ou testemunhar um evento extremamente traum tico n o mais classificada como um transtorno de ansiedade. Esses transtornos s o atualmente denominados transtornos relacionados a trauma e a estresse e incluem o transtorno de estresse agudo (TEA) e o transtorno de estresse p s-traum tico (TEPT).

    Responder
    • Alê Pontes

      Muito bom o seu comentário, Sebastian. Obrigada por enriquecer o post 😉

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *